Nossa ACM

A Associação Cristã de Moços (ACM) de Sorocaba nasceu do sonho de um jovem professor de Educação Física, José Carlos de Almeida, devido a experiência que teve na ACM de São Paulo enquanto era estudante. Depois de graduado, ao retornar a Sorocaba, escreveu uma carta ao Secretário Geral de São Paulo, Sr. João Lotufo, pedindo informações de: "Como poderia organizar uma instituição como a ACM na cidade de Sorocaba". A resposta veio como uma forma de desafio: "Por que não uma ACM, ao invés de uma instituição como a ACM ?".

Em 1954, quando o movimento acemista começou a ser difundido na cidade, não se imaginava que viesse a se transformar no que é hoje, uma das maiores ACM da América Latina e do Brasil em número de associados e que mantém uma faculdade, a Faculdade de Educação Física (FEFISO).


No Mundo

A ACM surge no mundo como resultado de um movimento revolucionário, no princípio do século XVIII, quando o desenvolvimento industrial provocou a migração de famílias e jovens para as grandes cidades. Essas rápidas transformações que ocorreram na vida tradicional dos povos no aspecto político, econômico e social, provocaram muitas reações entre os jovens. Foi messe cenário que o jovem George Williams formou e iniciou um grupo com vários companheiros ingleses.

A primeira ACM foi fundada em Londres, Inglaterra, em 6 de junho de 1844 por George Williams.

Hoje, a ACM é uma instituição ecumênica, não sectária, de educação integral, assistência social, filantrópica e sem fins lucrativos. Com mais de 170 anos de existência, estando presente nos cinco continentes, com mais de 58 milhões de associados e participatens, com cerca de 14 mil sedes em mais de 123 países. É considerada a maior rede de serviços voluntários do mundo e reconhecidade nas Nações Unidas como organização não governamental.


Missão, Visão e Valores da ACM